O empreendedorismo é algo que está presente na vida dos brasileiros, temos um talento natural para vender e criar um negócio com criatividade. Durante a pandemia, muitas pessoas se viram desempregadas e procuram inovar e criar uma fonte de renda.
Um dos ramos de maior crescimento neste período foi o delivery de alimentos, e recentemente, a Revista Exame divulgou o relatório desenvolvido pela DataHub, plataforma de Big Data & Analytics, que revelou um aumento de 76,6% nas aberturas de empresas responsáveis pela entrega de alimentos em domicílio, como bares, restaurantes e lanchonetes. O levantamento levou em consideração o período entre 2019 e 2021, durante a pandemia da Covid-19*.
Por este motivo, decidimos oferecer um conteúdo com dicas importantes para empreendedores no ramo ou para aqueles que tem o desejo de começar o seu próprio delivery. Vem com a gente:
1) Avalie o melhor cardápio
Primeiro passo, converse com quem já está no ramo. Entender quais são os principais desafios e ter clareza do que pode acontecer é muito importante para começar.
Opte, no início por pratos mais simples e com preços compatíveis com o mercado (preços muito baixos podem induzir a percepção de baixa qualidade), inicie fornecendo aos clientes mais próximos da sua localização, avalie o interesse das pessoas pelo seu tipo de comida, invista tempo em fornecer com extrema qualidade para criar fidelidade. Entenda se o retorno financeiro que está recebendo é adequado ou se necessitará de ajustes.
Também é importante entender o mix de produtos e opções que irá oferecer. Disponibilizar itens que podem contribuir para o valor percebido pelo cliente, como por exemplo, opções de sucos naturais, opções de molhos frescos separados, saladas ou doces especiais podem ser bem interessantes para que o seu cliente tenha uma ótima experiência ao comprar da sua empresa.
2) Entregue uma Boa Apresentação
A utilização de armazenamento e embalagens adequadas fazem muita diferença na experiência do consumidor. Quando um cliente pede uma refeição via delivery, ele deseja agilidade na entrega, prazer em comer bem e a sensação de que o alimento chegou bem protegido e armazenado, ou seja, a embalagem precisa estar agradável aos olhos e certamente será um ponto muito importante para atrair e manter os consumidores.
A apresentação precisa ser tão boa quanto a comida, afinal, pode haver um longo caminho até a chegada ao destino onde o cliente está. Você também pode personalizar de acordo com a sua marca e necessidades. Conheça aqui a nossa linha de produtos exclusivos.
3) Cuidados com a conservação dos alimentos
Saber conservar corretamente os alimentos traz diversos benefícios e economia para empresas, são cuidados essenciais que proporcionam maior redução dos desperdícios e preservam os valores nutricionais dos alimentos.
É preciso conservar cada alimentos de forma específica, entenda o armazenamento ideal para cada item da sua empresa, dessa maneira você evita contaminações cruzadas ou a proliferação de bactérias que se criam em lugares úmidos ou inadequados.
Lembre-se que é de extrema importância armazenar os itens seguindo a descrição no rótulo do produto para identificar quais necessitam de luz natural e ventilação e quais não podem ser expostos à temperatura ambiente, ou que necessitam de refrigeração.
Aproveite para aprofundar os estudos, leia toda a legislação, entenda todos os aspectos solicitados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aplique as boas práticas de conservação e manipulação dos alimentos e faça do seu delivery um sucesso.
4) Invista na divulgação
Invista nas redes sociais, distribuição de comunicação no bairro, promova o boca-boca entre os amigos e familiares. E principalmente invista em ações feitas na internet como aplicativos de delivery de comida, que embora exista uma taxa a ser paga, vale muito a pena visto que proporcionam praticidade e comodidade aos clientes.
Valorize o seu produto com imagens, fotos e vídeos em alta resolução, se possível padronize com um fundo branco, para que você consiga tratar a imagem posteriormente. Apresente o seu produto de uma maneira apetitosa, mostrar o produto sob diversos ângulos com foco nos principais detalhes, pode fazer toda a diferença nas vendas.
5) Fidelização
Ofereça um serviço de alto nível, atendimento educado e gentil, descontos gradativos incentivando novas compras, são alguns dos exemplos de como trabalhar para manter seus clientes fiéis.
Promova uma escuta aberta, entenda a opinião do consumidor, realize melhorias para fidelizar o seu cliente e expresse a sua preocupação com a experiência de compra dos seus consumidores.
Além disso, criar um cadastro com informações relevantes sobre as preferências, gostos e desejos pode ser importante para promover ações de fidelização, como por exemplo, surpreendê-los eventualmente com uma entrega grátis ou oferecer antes mesmo dele realizar o pedido. A previsão e antecipação pode surpreender positivamente seu cliente e fidelizá-lo.
6) Faça um bom controle administrativo e financeiro
Elabore planilhas de gastos, analise os retornos financeiros e entenda tudo que envolve o seu negócio. Uma visão ampla, atualizada e constante pode te ajudar a identificar custos que podem ser reduzidos ou eliminados, evita gastos desnecessários e imprevistos.
Analisar despesas e receitas envolvidas na operação são essenciais para entender se a sua empresa está saudável ou não. Entenda as melhores condições de pagamento dos seus fornecedores e veja quais são os volumes de recebimentos dos clientes.
Um balanço entre eles pode ajudar a analisar diversos detalhes que você não consegue enxergar no dia a dia da operação.
Gostou das dicas? Agora é só conferir as nossas linhas de produtos e escolher quais serão interessantes para o seu restaurante, bar ou delivery de sucesso. Clique aqui para saber mais.
Fontes:
https://exame.com/bussola/numero-de-empresas-de-entrega-de-alimentos-cresce-quase-80-na-pandemia/